segunda-feira, 14 de maio de 2012


O curso Leitura e  Escrita no Contexto Digital foi excelente para a minha formação continuada, pois sou de uma geração que  tem dificuldades  sobre este mundo da informática.
Conheci mais  sobre letramento digital e  como usar essas  tecnologias digitais  necessárias para as práticas em sala de aula.
Aspecto positivo   para a minha aprendizagem foi  contato com gêneros variados usando essas ferramentas novas como:  formulários na internet,  apresentação de meu perfil, visitei sites de compras, simulei cadastro em site de compras etc.
Momento desafiador foi a construção do Blog, foi um aprendizado, troquei ideias, sugeri, mas consegui finalizar, e por tudo isso acho que  deveríamos manter o blog para publicarmos nossos textos, já que o título é “Catadoras de Ideias”, vamos dar continuidade a este trabalho.
Momentos inesquecíveis foi  debater com os colegas no fórum as diversas atividades, troca de experiências que foram importantes para refletirmos sobre nossas práticas como educadores.
Momento marcante foi relatar as minha primeiras  experiências como leitora.
Agora de tudo que li e vivenciei neste curso, escolhi para finalizar o que Magda Soares diz sobre letramento: “É o estado ou condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e de escrita, de quem participa de eventos em que a escrita é parte integrante da interação entre pessoas.”
 Cleide Lucia Estevam Araujo Moreira de Souza

Estou completando o 30° ano de trabalho na Secretaria da Educação.

Sou Diretora de Escola há 17 anos, tendo como 1ª formação superior o curso de Letras.

Gosto de ler, escrever sobre meus sentimentos, procuro aprender sempre , embora outras atividades tomem meu tempo, sempre procuro algum curso para me atualizar, para me sentir “mais viva” . O processo de aprendizagem é fascinante por ser infinito.

Mesmo não atuando em sala de aula, o Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – Curso - Leitura e Escrita em Contexto Digital despertou meu interesse,pois como gestora escolar , sinto a necessidade de atualização constante,sendo também o contexto digital uma grande novidade e grande desafio para muitos de nós .

Melhor será o nosso trabalho como gestores se nós entendermos e conhecermos os novos processos, as novas tecnologias, as mídias e todas as conseqüências que essas ferramentas trazem para a sala de aula. Precisamos entender tudo isso na sua essência e tentar melhores resultados na área pedagógica e administrativa.

Nas horas de trabalho coletivo em nossa escola partilhei ideias e sugestões de atividades sugeridas pelos colegas do curso. Achei interessante a atividade da “Toalha Literária”, levei os textos para leitura e reflexão, enfim o material do curso foi interessante e proveitoso para todos nós.

A construção do blog coletivo foi bem interessante, eu desconhecia essa possibilidade, pena que a interação não tenha sido a ideal, pois os horários de acesso não “se casaram muito bem” para a troca de ideias, mas foi uma experiência muito boa.

Enfim, penso que o curso foi muito bom e enriquecedor para minha prática na escola,para o aperfeiçoamento de meu trabalho e trouxe também melhorias pessoais , pois escrever sobre as memórias de alfabetização foi uma atividade especial para mim, porque revivi momentos lindos de minha infância e li depoimentos muito interessantes de meus colegas. Sabe o que pretendo fazer também: ler Proust, nunca é tarde para iniciar boas leituras, concorda comigo?



Teresinha Ribeiro Martins dos Santos

segunda-feira, 7 de maio de 2012


As mudanças que o curso Práticas de Leitura na Contemporaneidade me proporcionou
Na escola atual o ensino parte do pressuposto, que para desenvolver os processos de aprendizagem é preciso valorizar os saberes do sujeito, recomenda-se uma prática pedagógica, que para obter sucesso, precisa partir da realidade na qual o aluno vive e ainda levar em consideração as novas tecnologias, sendo assim, esse curso me fez refletir, sobre o meu trabalho perante o uso das tecnologias e aprofundar a minha prática docente para possibilitar a elaboração de situações de aprendizagem,  que atendam e atinjam os alunos da escola de hoje, fazendo com que se sintam capazes de se comunicarem e atuarem em diferentes contextos sociais. No entanto, percebi que minha postura como professora exige elaboração de aulas com abordagem de múltiplas linguagens, diferentes gêneros textuais, orais e essencialmente o acesso às tecnologias da comunicação e da informação, pois a minha intervenção deve ter como foco os processos de busca, gerenciamento e tratamento da informação, propiciando aulas contextualizadas e “problematizadoras”, para desenvolver e estimular a prática de leitura escrita, ampliar o grau de letramento e aprender a manejar bem a tecnologia que apóiam esses processos,  resultando em  ações decisórias e na capacidade de iniciativa em situações decorrentes extra  escola.