Maceió Foto: Teresinha
O céu do meu canto Foto: Teresinha
O toco da coruja Foto: Teresinha
O ato de escrever e ler me introduziu em um mundo fascinante e foi no primeiro ano escolar que descobri as letrinhas: f-passarinho no fio elétrico, s do sapo, e do elefante e assim me foram apresentadas, e como num passe de mágica,aquela cartilha na mão, a professora muito amorosa, cantigas belas com mensagens a serem aprendidas:solidariedade,bondade...
E em casa a sopa de letrinhas...que lindo que era reconhecer minhas amigas e separá-las na borda do prato e aos poucos,juntando uma a uma formar meu pensamento...que encantamento me causava.
Tive um disquinho vermelho que contava a história de Chapeuzinho Vermelho, não me lembro de quem ganhei...” Extravagâncias” de alguém em tempos tão difíceis? Só sei que adorava as repetidas vezes que ouvia a historinha.
Livro era difícil de encontrar em casa e na escola, tempos complicados, de muito trabalho, de cansaço, mesmo sendo menina ainda.
Mais tarde, meu primeiro livro: Coração de Onça de Ofélia e Narbal Fontes... e outros livros vieram e passaram por meus olhos e sonhos e envolveram meu coração adolescente, brotando de tanta emoção.
E a primeira peça teatral-Os Saltimbandos-E então, descobri Chico.É o Buarque de Holanda, a MPB...Maria Betânia... Que viagem...
Meu pai,homem simples,de poucas letras, mas visionário, empreendedor. Eu o via lendo jornal,em nosso comércio e foi aí que,”nas horas vagas”,aproveitei para ler, beber das leituras, e me deliciar na luta diária da minha vida.
Lia as crônicas, os quadrinhos, adoro até hoje, começar a leitura pela “Ilustrada” e no caixa, atendendo a fregueses, passando as mercadorias, minha mente ia e vinha, recheada que estava com os textos lidos, às vezes às pressas, às vezes não e então entendia meu pai, com seu semblante absorto,quando olhava para aquelas páginas cheias de letras e imagens:um mundo gigante a nossa frente...E como essas lembranças me ajudaram e me ajudam a ganhar o mundo...Beleza Pura...
Texto criado a partir de proposta de atividade: depoimento de leitura e escrita - Memórias...
Texto de Teresinha Ribeiro Martins dos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário